Culinária - Gastronomia - Vinhos - Caça - Tauromaquia -

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Os Serões no Japão WENCESLAU DE MORAES


Um apontamento de Wenceslau fac-similado, em abertura ao livro, diz-nos tratar-se este de uma reunião de artigos seus para a revista Serões de Lisboa. É-nos dado ler, a dado passo, a título de exemplo da finura da sua observação do Oriente:
«[...] Os dirigentes japonezes almejavam por estabelecer em bases firmes o commercio do paiz com o Occidente, no proposito de engrandecel-o pela industria e pelos progressos adquiridos; mas não podiam admitir tamanha influencia moral, exercida por estranhos [refere-se aos cristãos], tendente á desintegração da familia japoneza, ao fanatismo, á oppressão religiosa, á inquisição e certamente, como remate, ao dominio politico dos brancos no solo dos Mikados. A opinião é correntia, entre os modernos escriptores occidentais mais competentes, que o perigo jesuita foi uma das mais ameaçadoras conjuncturas que hão posto em risco a independencia japoneza, durante a longuissima existencia da nação. [...]»

A Architectura religiosa no Japão; Os Brazões japoneses; Chrysanthemos; Uji - A terra do chá, A Paisagem japoneza e outros artigos.

Profusamente ilustrado a preto e branco no corpo do texto.
Exemplar com a lombada partida 8 necessita de restauro ou encadernação) mas o miolo limpo e em bom estado de conservação.







Fabricante/Maker: Imprensa Portugal-Brasil, Lisboa.
Dimensões/Dimensions: 195 x 125 x 12 mm
Idade/Age: 1926
Encadernação: Capa Mole
Nº de Páginas : 228
Edição: 1ª
Preço/Price: Sob consulta..

Sem comentários:

Enviar um comentário