Culinária - Gastronomia - Vinhos - Caça - Tauromaquia -

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

BBC A Voz de Londres na Guerra


Fernando PESSA
"Sobejamente conhecida e respeitada pela qualidade que imprime aos seus programas e informação, teve a sua grande expansão mundial no período da 2ª Guerra Mundial, levando o governo britânico a expandir o seu serviço, levando ao maior número de países “A Voz de Londres”.
O serviço em Língua Portuguesa seria lançado a 3 de Junho de 1939, período em que a propaganda nazi se intensificava com grande ressonância nos regimes ditatoriais como o que vigorava em Portugal, coincidindo as primeiras transmissões com um período em que a censura se tornava cada vez mais vigilante — para além da isenção e do rigor noticioso, as intenções inglesas seriam  promover valores liberais e servir de alternativa aos meios de comunicação nacionais, como a Emissora Nacional, sujeita a censura.  "

"Através da BBC, Portugal tinha acesso a informação independente e tornava-se mais ciente do seu isolamento a nível internacional.
“(...) O "serviço português" da BBC tem uma história importante, desde a sua criação, em 1939. Lembro-me de o meu pai contar como, durante a 2ª Guerra mundial, a voz, em "ondas curtas", de Fernando Pessa trazia aos democratas portugueses as notícias dos Aliados, quebrando o bloqueio informativo imposto pela censura salazarista. Mais tarde, no estertor da ditadura, recordo-me de, eu próprio, ouvir com regularidade a BBC, em português, com novidades da nossa política doméstica que o marcelismo procurava ocultar. Para além de Pessa, outros nomes que viriam a ser bem conhecidos na rádio portuguesa passaram pelo prestigiante "serviço português" da BBC. Lembro-me - e cito de cor - de Francisco Mata, Joaquim Letria, António Cartaxo, Hernâni Santos, Gilberto Ferraz, António Borga, Luís Amorim de Sousa, José Júdice, Fernando de Sousa, João Paulo Dinis e José Rodrigues dos Santos. (...)” retirado de — Francisco Seixas da Costa in Duas ou três Coisas.
A voz de Fernando Pessa foi a “Voz de Londres”, nas emissões da BBC em língua portuguesa, que quando regressou a Lisboa, em 1947, viu a sua reentrada na rádio Emissora Nacional vedada por ordem do regime.
Com o objectivo de divulgação das emissões internacionais, houve um grande investimento, que no caso de Portugal passou pela publicidade em jornais e revistas nacionais de grande tiragem e pela publicação de panfletos como o que agora se apresenta. "




Fabricante/Maker: Oficina Grafica
Dimensões/Dimensions: 180 x 120 mm
Idade/Age: 19??
Encadernação:  Bom Estado
Nº de Páginas: 16
Edição: 1ª
Preço/Price: Sob Consulta..

Sem comentários:

Enviar um comentário