Culinária - Gastronomia - Vinhos - Caça - Tauromaquia -

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Arte de Cozinha, Dividida em Quatro Partes, .. Domingos Rodrigues


Domingos Rodrigues
Mestre de Cozinha de Sua Magestade
1836


A "Arte de Cozinha": o primeiro livro de culinária português


Em 1680 foi editada, em Lisboa, a obra "Arte de Cozinha" de Domingos Rodrigues.
Tratava-se do primeiro manual de cozinha redigido, impresso e publicado em Portugal. Poucos anos depois, em 1683, sairia de novo da oficina de João Galrão, tipógrafo de Lisboa, uma edição da obra com uma dedicatória do autor ao Conde do Vimioso, casa onde Domingos Rodrigues serviria muitos anos. A edição aqui apresentada é a terceira.

Quando se comparam as diferentes edições que se lhe seguiram, constata-se que cada uma delas sofreu alterações ou acrescentos da mão do editor/tipógrafo. 

A Arte de Cozinha continuaria a ser reeditada até 1849, num total de, pelo menos, quinze edições. Durante este longo período de 169 anos o livro foi sofrendo várias alterações.


As duas edições iniciais eram constituídas por duas partes. A primeira Trata do modo de cozinhar vários manjares e diversas iguarias de qualquer casta de carne, e de muita variedade de pastéis, tortas, empadas e outras muitas curiosidades. A segunda Trata do modo de cozinhar diversos pratos de peixe, mariscos, ervas, frutas, ovos, lacticínios, conserva e toda a sorte de doces. Incluía ainda a Forma como se hão-de dar os Banquetes em todos os meses do ano, que, a partir da edição de 1693, passa a constituir uma terceira parte individualizada. No início do século XIX, pelo menos a partir da edição de 1814, a Arte de Cozinha passou a integrar uma quarta parte que tratava de Fazer Pudins e preparar Massas. 








Fabricante/Maker: Lisboa
Dimensões/Dimensions: 150 mm  x 105 x 20  mm
Idade/Age: 1836

Encadernação:  Pele (Bom Estado)
Nº de Páginas: 248

Preço/Price: Sob Consulta..

Sem comentários:

Enviar um comentário